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Boa Vista SCPC investe em solução da HPE e Microsoft, melhorando processamento de dados

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que emprega tecnologia para   inteligência consultiva em negócios e crédito. Ela oferece Soluções inteligentes e sustentáveis para a tomada de decisões, tanto de outras empresas, quanto de consumidores. Atua especialmente em casos que envolvam tratamento de alto volume de informações para decisões que impliquem risco, crédito, fraudes, posicionamentos geográficos e aquisição de novos clientes.

A empresa é resultado da união entre diversas associações: a Associação Comercial de São Paulo, o fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, a Equifax Inc., o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, a Associação Comercial do Paraná e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre. Quando fundada, herdou o banco de dados do SCPC, que desde sua criação, há sessenta anos, sempre foi referência em informações do varejo – mas se expandiu ao longo do tempo para outras áreas, como o mercado financeiro, telecomunicações, utilities e indústria. Constituída em 2010, a Boa Vista SCPC possui mais de 350 milhões de dados comerciais sobre consumidores e registra mais de 200 milhões de consultas mensais para empresas. Para gerir e trabalhar com tamanho volume de informações, e sempre buscando inovações para otimizar seus serviços e agilizar as consultas, a Boa Vista SCPC iniciou uma parceria com a Hewlett Packard Enterprise e a Microsoft para melhorar o processo de armazenamento e leitura de dados.

Tecnologia aliada à informação
Investindo constantemente na oferta de soluções cada vez mais eficientes para seus clientes, a Boa Vista SCPC realizou a aquisição da solução HPE ConvergedSystem 300 for Microsoft APS, um dispositivo de processamento de dados em grande volume. “Esse tipo de tecnologia é fundamental para as informações que estão à nossa volta, provenientes de uma infinidade de fontes, que incluem dados de web e mídias sociais, ainda mais volumosos quando utilizados através de dispositivos móveis em função dos expressivos níveis de crescimento mundial, tanto do número de usuários quanto de aplicações”, explica Luiz Fernando de Almeida Souza, especialista em Projetos da Boa Vista SCPC. Trabalhando diariamente com centenas de milhões de dados e informações, a Boa Vista realizou uma concorrência entre as Soluções disponíveis no mercado e decidiu pela solução criada pela parceria entre a HPE e a Microsoft, por avaliá-la como a mais adequada para a empresa. De acordo com Souza, a implementação da ferramenta tornou possível gerar análises e estudos das informações armazenadas com tempo de resposta de poucos segundos, além de conseguir aliar a estratégia de dados tradicionais ao big data, promovendo uma restruturação no “ecossistema” dos dados.

Espaço e tempo para o novo
A solução foi implementada em outubro de 2014, diminuindo o tempo que o processo levava – o que viabilizou a criação de outros produtos e soluções. “O investimento trouxe mais agilidade nas operações, melhorando o lead time com os nossos clientes, e permitiu que pudéssemos investir em novas soluções, como o BlueBox”, afirma o especialista. O BlueBox é uma plataforma web que conta com o volume expressivo de dados do big data para oferecer acesso a uma vasta gama de informações, com as quais é possível analisar mercados, prospectar e conquistar novos clientes e aumentar o número de oportunidades nos negócios. Sua utilização, assegura Souza, é rápida e intuitiva, e ainda conta com uma eficiente ferramenta de consulta que converte os resultados encontrados em tabelas, mapas e redes de relacionamento, facilitando, assim, a visualização dos dados. A ferramenta torna acessível uma vasta quantidade de informações, já que armazena indicadores de todo o mercado brasileiro – o que inclui mais de 180 milhões de pessoas e 25 milhões de empresas em mais de cinco mil municípios. Não bastasse o volume de dados, a plataforma ainda conta com a expertise: “A principal vantagem é contar com as informações e o know-how em big data e analytics da Boa Vista SCPC”, ressalta Souza. Em curto prazo, na primeira fase da implementação do projeto, aproximadamente cinquenta pessoas foram impactadas com o funcionamento do produto; a maioria delas, parte do público interno da empresa. Mas a otimização do tempo garantiu melhores resultados para um número muito maior de pessoas: “Com a evolução da solução BlueBox para autoatendimento, milhares de clientes serão impactados”, comenta. Souza garante que a Boa Vista SCPC acompanha o que há de mais inovador para manter os seus produtos e serviços continuamente atualizados e atender as demandas do mercado brasileiro. Com o sucesso desta operação, a parceria entre as duas empresas promote crescer e avançar para outros produtos e soluções: “A empresa enxerga na HPE a parceira fundamental no fornecimento de soluções que ampliam os meios de acesso do consumidor às informações, produtos e serviços que podem ajudá-lo a ter uma relação mais sustentável com o crédito”, afirma.

Dados sobre inadimplência
Entre as três grandes empresas especializadas em dados sobre consumidores, a Boa Vista SCPC é pioneira no oferecimento de consultas gratuitas pela internet. Atualmente, registra 60 milhões de consumidores brasileiros inadimplentes, um montante significativo e alarmante. “É um número preocupante, pois é pouco mais de 50% de toda a população economicamente ativa no país”, alerta Roseli Garcia, diretora de Rede e Vendas Regionais da empresa. Os dados acompanham um cenário de recordes no não pagamento dos compromissos financeiros, que bateu 5,9% em maio de 2016.

Cadastro Positivo
Tal cenário requer um rigor maior na avaliação de risco de consumidores e empresas, e, neste contexto, aumenta a importância do Cadastro Positivo. O Cadastro Positivo é um banco de dados em que se registram os compromissos financeiros e os pagamentos relativos às operações de crédito, liquidadas ou em andamento, de consumidores ou empresas. Ele é administrado por empresas que gerenciam bancos de dados de pessoas físicas e jurídicas, inclusive pela Boa Vista, o que garante segurança ao sistema. O cadastro foi criado para identificar os consumidores que pagam as contas em dia, favorecendo-os com juros menores. No banco de dados não estão compiladas informações patrimoniais, sobre movimentações bancárias ou Imposto de Renda, apenas dados do comportamento de crédito – como financiamentos e empréstimos assumidos.

Outros serviços
A Boa Vista recentemente entrou também para o mercado de serviços de certificação digital, do qual já possui uma fatia de 5%. A estratégia visada pela empresa ao ingressar no segmento foi complementar os serviços e oferecer uma diversidade maior de Soluções para os clientes, tornando-se uma autoridade certificadora. Os certificados digitais são documentos eletrônicos que garantem que as transações online sejam feitas com segurança e validade jurídica. Atualmente, são cinco os certificados emitidos pela empresa: e-CNPJ, e-CPF, NF-e, para empresas, pessoas físicas e notas fiscais, além de CT-e e Conectividade Social.
Desafio
Acelerar o processo de geração de análises e estudos dos dados

Solução
A Boa Vista adquiriu a solução Appliance PDW, HPE ConvergedSystem 300 for Microsoft Analytics Platform System para armazenamento de grande volume de dados

Resultados de negócio
• Maior agilidade nas operações realizadas: estudos e análises que antes chegavam a demorar entre 20h e dois dias são feitos em menos de dez minutos; análises simples são feitas em segundos

• Otimização do lead time com os clientes da Boa Vista e de processos internos

• Atendimento de maior número de requisições internas e redução de atrasos na entrega dos estudos e análises – todos são feitos no prazo

• Disposição de tempo para investir em novas soluções, com base na arquitetura de organização do produto – como o BlueBox, cuja estrutura pode ser comercializada

 

Referências:
DCI – Inadimplência no mercado de crédito brasileiro sobe a 5,9% e renova recorde em maio, diz BC (27/06/2016)
O Estado de S.Paulo – Como entrar no Cadastro Positivo e o que você ganha com isso (31/07/2013)

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