IT Forum 365

Aruba Networks amplia portfolio para mobilidade e IoT

No dia 6 de junho, a Aruba Networks, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, fez o lançamento de novas soluções durante o Discover, evento realizado em Las Vegas, que irão complementar o portfólio da companhia para atender as demandas de mobilidade e IoT. A grande novidade foi o novo Aruba 8400, solução que veio para redefinir os conceitos dos switches de Core e agregação para endereçar as necessidades de Mobilidade, Cloud e IoT.

O diferencial do produto é o software ArubaOS-CX, considerado o sistema operacional mais avançado da indústria, que disponibiliza recursos avançados para visibilidade, informações analíticas de rede e automação, além de ser totalmente programável, permitindo a integração entre infraestruturas e aplicações existentes, incluindo a plataforma Aruba Mobile First.

Outro lançamento importante foi o Aruba Tag, que utiliza a tecnologia BLE (Bluetooth de baixa energia) para localizaritens e equipamentos. Um bom exemplo de aplicação é o ambiente hospitalar, que conta com diversos equipamentos de alto valor que são constantemente movimentados dentro dos locais. O Aruba Tag permite rastrear esses ativos com alta precisão, otimizando o tempo para encontrá-los em caso de emergência, aumentando a eficiência das equipes médicas e evitando a perda dos equipamentos. O Aruba Tag funciona de forma integrada com os pontos de acesso Aruba e são gerenciados por meio da plataforma Meridian, uma das soluções da Aruba Mobile First.

A Aruba Mobile First é uma camada de software que usa interfaces de programação (APIs) para fornecer maior visibilidade sobre a rede aos desenvolvedores e líderes de negócio para melhorar os serviços e aplicações. Esta plataforma acelera a integração e inovação de mobilidade e IoT na velocidade do ecossistema de desenvolvedores, ao invés do ritmo de um único fornecedor. É baseada no ArubaOS 8, um novo sistema operacional que permite aos desenvolvedores aproveitar informações contextuais da infraestrutura através de sua interface de programação (API).

O ArubaOS 8, implementado em ambiente virtualizado, eleva a um novo patamar o nível de alta disponibilidade, reconhecimento de aplicações, segurança e facilidade de manutenção e operação. Fazem parte dessa arquitetura a Virtual Mobility Master (VMM), que é o ponto central de Inteligência e controle do ambiente de mobilidade. Com ele, a partir de um único ponto, é possível configurar e obter informações de uma rede escalável com múltiplos controladores.

A Aruba Mobile First Platform abre oportunidades para um ecossistema de desenvolvedores e fornecedores de tecnologia inovarem livremente, utilizando a rica fonte de informações contextuais que a infraestrutura de mobilidade Aruba obtém de dispositivos móveis e IoT, além de personalizar funções de rede dinamicamente em tempo real. Como resultado, os clientes podem melhorar as aplicações existentes e criar novas para melhorar a experiência do usuário, as operações de negócio e implementar novas oportunidades de receita.

Controles avançados de rede e aplicação universal de políticas de mobilidade

Com a adoção de infraestruturas de acesso em que o Wi-Fi é o principal meio pelo qual os dispositivos dos usuários se conectam à rede (Mobile First), recursos de voz e vídeo, além das aplicações dos dispositivos IoT, passam a utilizar o ambiente sem fio para trafegar seus dados. Como essas aplicações possuem requisitos diferentes, e as políticas de utilização variam de acordo com cada organização, segurança passa a ser um ponto fundamental.

No ArubaOS 8, a habilidade de identificar aplicações (AppRF) existentes nas versões anteriores dá um passo à frente, permitindo maior capacidade de programação da infraestrutura de rede Aruba, com a possibilidade de carregar as assinaturas de aplicação personalizadas em tempo real. Desenvolvedores e parceiros do ecossistema podem facilmente ativar o gerenciamento de políticas e controle de qualidade de serviço para aplicações críticas de negócio, sem upgrades de rede ou janelas de manutenção.

Maior controle de acesso à rede e aplicações para mobilidade e IoT

A identificação exata dos dispositivos que se conectam à rede se torna um ponto crítico quando o assunto é IoT. A ampla diversidade de equipamentos e sistemas operacionais demandam ferramentas avançadas de segurança de acesso à rede. O ClearPass é parte fundamental para garantir o controle de acesso à rede, principalmente no contexto de IoT. O ClearPass Universal Profiler pode ser utilizado para fazer a identificação de todos os dispositivos que estão se conectando na sua infraestrutura, independente da forma de acesso, sem fio ou cabeada.

Melhor experiência de usuário e insights de negócios com serviços de localização indoor

Além do Aruba Tag, recém lançado e comentado anteriormente neste artigo, o Meridian, uma das soluções da Plataforma Aruba Mobile First, disponibiliza outros recursos já conhecidos de mercado como o direcionamento de rotas em ambientes internos através de um aplicativo instalado no telefone do usuário e o envio de notificações direcionadas baseadas na localização dos usuários.

Com relação à infraestrutura necessária, todos novos pontos de acesso comercializados pela Aruba já contam com o recurso de BLE integrado, o que permite que a mesma infraestrutura usada para Wi-Fi possa ser utilizada para aplicações de localização, integradas à plataforma do Meridian.

Entregando redes na nuvem para empresas distribuídas

Endereçando as demandas por soluções de rede na nuvem altamente customizáveis, a Aruba introduziu avanços significativos em seu portfólio de serviços de rede baseado em assinatura e hospedados em nuvem, com o Aruba Central.

Trata-se de um novo portal de serviços gerenciados com arquitetura que permite vários clientes em uma mesma plataforma (multi-tenant), o que permite aos revendedores a rápida criação de serviços gerenciados com sua marca, oferecendo soluções de valor agregado aos atuais clientes e gerando novas oportunidades. Clientes e parceiros agora podem facilmente adicionar o Aruba Central à sua carteira, integrando-o aos seus sistemas existentes através de APIs.

Além disso, o Aruba Central agora inclui recursos de nível corporativo, tais como Aruba Clarity para visibilidade preditiva da saúde da rede Wi-Fi e Presence Analytics, para identificação de presença de usuários móveis por meio de diferentes espaços físicos. O app do portal permite a TI implantar redes distribuídas de forma simples e rápida, com o uso de recursos como simples leitura de código de barras ou mesmo modos de instalação totalmente automatizados (Zero Touch), no qual a partir da conexão do ponto de acesso à rede, ele se configurará automaticamente.

Com todos esses lançamentos, a Aruba se posiciona na vanguarda das tecnologias de acesso para mobilidade e IoT.

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2017 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.