IT Forum 365

Inspiração: 5 TEDs imperdíveis sobre tecnologia

As táticas usadas pelos hackers para invadir sistemas e o uso da robótica na saúde e no transporte são alguns dos temas das palestras

Ideias que merecem ser espalhadas: esse é o slogan do TED Conferences, organização sem fins lucrativos promove eventos com grandes pensadores e palestrantes do mundo da tecnologia, entretenimento e design. As apresentações têm, geralmente, 20 minutos e a maioria conta com legendas e transcrições em vários idiomas. Assuntos como cibersegurança, inteligência artificial e big data compõem a lista de palestras selecionadas pelo Editorial da Hewlett Packard Enterprise (HPE).

1. Everyday cybercrime – and what you can do about it
De que forma, as pessoas abrem brechas em seus dispositivos para que um malware entre e roube seus dados?  James Lyne, especialista em cibersegurança, reforça que não é apenas a NSA que observa todos os seus passos (ou cliques) pela web. Em um mundo conectado como o atual, as ameaças à privacidade tornaram-se um problema global. Lyne explica as diversas possibilidades que o cibercrime usa para espionar e roubar os dados dos internautas. Algumas delas, inclusive, são tão simples quanto compartilhar uma foto.

2. The new bionics that let us run, climb and dance

Há 30 anos, Hugh Herr, designer em biônica, perdeu as duas pernas enquanto escalava. Agora, chefe do grupo de Biomecatrônica do MIT Media Lab, tem como meta criar próteses mais tecnológicas  – o que o levou a desenvolver a próxima geração de membros biônicos, próteses robóticas inspiradas nos designs da própria natureza.

3. The year open data went worldwide
Estatisticamente, a parte menos confiável do carro é o motorista. Diante disso, Chris Urmson, especialista em robótica e diretor do programa “Carro sem motorista” da Google, tem trabalhado para remover os humanos do banco do motorista. Nessa apresentação, ele mostra dados das mortes no trânsito (1,2 milhões de pessoas são mortas em estradas do mundo a cada ano) e compartilha imagens de como o carro vê a estrada e toma decisões autônomas sobre o que fazer.

4. How virtual reality can create the ultimate empathy machine
Chris Milk, produtor cinematográfico, mostra como passou de um  diretor de vídeo a artista experimental da realidade virtual. Ele trabalhou com as Nações Unidas para fazer filmes que exploram o conceito, como Clouds Over Sidra, que dá uma visão em primeira pessoa da vida de um refugiado sírio que vive na Jordânia. A obra tenta ajudar funcionários da ONU a entender melhor como suas ações podem afetar a forma como as pessoas vivem em todo o mundo. Segundo ele, a realidade aumentada, pode conectar as pessoas de maneira profunda, como nunca antes. “É uma máquina, mas, por meio dela, tornamo-nos mais compassivos, mais compreensivos, mais conectados e mais humanos”, diz.

5. Big data is better data
Para Kenneth Cukier, editor de dados do The Economist, os carros autônomos são apenas o começo. Após anos estudando como o grande volumes de dados e as ferramentas de aprendizado em máquina estão impactando a sociedade, ele mostra o futuro da tecnologia e design orientados a dados. Em uma conversa de ciência, Cukier olha para o que vem depois da aprendizagem automática – e do conhecimento humano.

Saiba mais:
Memory-Driven Computing: a nova revolução dos dados
Do atendimento à segurança: 5 tecnologias que revolucionam os bancos
“Não é uma nova marca, é uma nova era para a companhia”, diz CEO da HPE

Imagem: Depositphotos

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2017 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.