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Transformação digital: 3 pilares cruciais para uma estratégia bem-sucedida

Até o final de 2017, os gastos com TI vão chegar a US$ 274,2 bilhões, valor 3,9% maior que o registrado no ano anterior. A maior parte será para investimentos em produtos tecnológicos, já que as empresas estão iniciando a transformação digital transformação digital. É o que aponta um estudo da IDC feito com três mil companhias da América Latina.

De acordo com o estudo, o caminho para a digitalização inclui contar com a tecnologia como base do negócio. Mas não se trata, apenas, da adoção de ferramentas como cloud computing, Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial, mas de uma nova maneira de trabalhar e pensar nos negócios.

Isso quer dizer que para que a transformação digital seja efetiva é preciso, antes, criar uma estratégia que esteja alinhada aos objetivos e momento da companhia. “Não é porque várias empresas estão implementando IoT, por exemplo, que todas devem adotar a tecnologia. É preciso entender o que funciona para o negócio e em que estágio de maturidade digital o negócio está”, diz Ricardo Emmerich, diretor da área Pointnext da Hewlett Packard Enterprise (HPE).

Veja, a seguir, três pilares importantes no caminho rumo à digitalização:

1. Identifique o nível de maturidade da empresa

O primeiro passo é realizar um mapeamento interno para saber se a companhia está preparada para a transformação digital, observando aspectos como a infraestrutura atual, tipo de informação e sistemas legados.

Além disso, é importante ter claro onde a companhia quer chegar com a digitalização, ou seja, quais são os planos a curto, médio e longo prazos.

Segundo Emmerich, antes de adotar qualquer tecnologia, é preciso traçar um plano de negócios, identificando as prioridades e o que é necessário para alcançar os objetivos.

2. Tenha parceiros

Contar com o apoio de profissionais especializados é essencial para o sucesso da transformação digital. Isso porque, durante o processo, muitas dúvidas podem surgir. Com o auxílio de uma consultoria, é possível conhecer os melhores caminhos, como quais ferramentas e soluções são ideais para a empresa e o cuidados da implementação.

“Muitas vezes, a falta de conhecimento do CIO e demais líderes, pode prejudicar o andamento da transformação digital e, até, destruir o modelo de negócios pré-estabelecido”, ressalta Emmerich.

3. Prepare a equipe

Além da questão estrutural e da adoção de tecnologias, é crucial se atentar ao aspecto cultural: as mudanças comportamentais que precisam ocorrer para dar lugar às novas formas de trabalhar. A resistência dos profissionais é, muitas vezes, o fator limitante mais significativo para a transformação. Por isso, os funcionários devem ser colocados no centro da estratégia digital, para que sintam-se parte do processo. Disponibilizar treinamentos de como a mudança é importante para o sucesso dos negócios e para a agilidade do trabalho, além de cursos de como funcionam as tecnologias, auxiliam muito.

“A tecnologia permite que modelos de negócios diferentes sejam combinados em uma mesma empresa. Isso aprimora estratégias e melhora a experiência do cliente”, completa Emmerich.

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Imagem: Depositphotos

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