IT Forum 365
DevOps

Integração entre DevOps e cloud garante ganhos de performance de 81%

Estudo mostra, ainda, que empresas que realizam essa combinação obtém 80% de melhora na previsibilidade de desempenho de software e 69% na experiência do cliente  

Com a digitalização e a entrada de novas empresas no mercado, garantir a competitividade se tornou um desafio. “Hoje, para se destacar frente à concorrência, as companhias precisam ser ágeis”, diz  o consultor Cezar Taurion, sócio e head de transformação digital da Kick Ventures. Nesse cenário ganha força o DevOps – conjunto de práticas para integração entre equipes de desenvolvimento, operações e controle de qualidade – que, em conjunto com ferramentas de cloud computing, é capaz de acelerar a entrega de serviços, como mostra pesquisa feita pela Freeform Dynamics.

De acordo com o estudo, empresas que operam DevOps com tecnologia de nuvem apresentam 81% de melhoria no desempenho geral da entrega de software e as companhias entregam seus softwares praticamente duas vezes mais rápido. Ao utilizar o DevOps sozinho, há melhora de apenas 52%. O estudo revela, ainda, que empresas que realizam essa combinação obtém 80% de melhora na previsibilidade de desempenho de software e 69% na experiência do cliente.

“Toda companhia precisa ser ágil, não apenas a área de TI. Diante disso, para ter respostas mais rápidas e lançar os produtos com mais velocidade, o ambiente precisa ser o mais virtualizado possível. Assim, em conjunto com o DevOps, entra em cena a nuvem, tecnologia essencial para se adaptar à transformação digital”, explica Taurion.

Por onde começar

O especialista ressalta que o primeiro passo para fazer a integração, é mudar o mindset da empresa. “Não adianta pensar em uma companhia mais rápida, se os colaboradores continuarem pensando de forma tradicional”. Por isso, promover treinamentos, palestras e cursos sobre essa união é essencial para capacitar a equipe e dar continuidade ao projeto.

Depois, é hora de preparar a infraestrutura. “Muitas vezes, as equipes acabam trabalhando separadamente. Com a união das tecnologias isso deve mudar”, ressalta Taurion. Isso inclui, segundo ele, reorganizar o modelo operacional, contratar o serviço de nuvem mais adequado para o negócio e cuidar da privacidade e da segurança dos dados.

Além disso, lembre-se: é importante fazer experimentações, explorar a tecnologia e estar aberto a eventuais falhas. “Muitas vezes, as companhias  se penalizam muito quando erram. Se aquele modelo de cloud não for o ideal, permita-se experimentar outros e aprender com os erros”.

Para chegar aos resultados, o estudo fez comparações diretas entre o desenvolvimento de software tradicional e métodos de entrega, o uso de DevOps e cloud separadamente, e também juntos. Como resultado, percebeu-se vantagens no desempenho de entrega de software para qualquer empresa em termos de custo, qualidade e eficiência.

Saiba mais:
Transformação digital exige um novo perfil de CIO
Por que precisamos falar sobre TI híbrida?
Dados blindados: 6 pilares de uma estratégia eficaz de segurança da informação

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2017 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.