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inteligência artificial

Sua empresa está preparada para a inteligência artificial?

Identificar os usos da tecnologia e observar a infraestrutura e os processos de negócios são os primeiros passos; até 2020 a IA vai movimentar US$ 46 bilhões

Por Curt Hopkins*

Controlar os dados é um dos maiores desafios atualmente. Nossa capacidade de usar o raciocínio ou a intuição para dar sentido a algo e criar padrões dentro de grandes dados já não é suficiente. “A inundação de informações está se tornando um problema universal”, diz Eng Lim Goh, vice-presidente e diretor técnico da SGI da Hewlett Packard Enterprise (HPE). Mas, de acordo com ele, com a inteligência artificial (IA), isso pode ser usado de maneira inteligente.

As empresas já perceberam o crescimento da tecnologia. A consultoria IDC prevê que o gasto global com soluções cognitivas e de inteligência artificial aumentará 54,4% a cada ano, superando US$ 46 bilhões até 2020. A IA atraiu esse nível de interesse porque consegue descobrir padrões em dados importantes. O programa Libratus, por exemplo, que é executado em um supercomputador chamado Bridges, localizado no Centro de Supercomputação de Pittsburgh, derrotou quatro jogadores de poker profissionais na competição de Texas Hold-los.

A tecnologia promete economizar tempo e dinheiro em aplicações como atendimento ao cliente, em que um robô é capaz de responder em um segundo, sendo mais barato que uma pessoa que pode demorar minutos.. Mas, é preciso tempo, dinheiro e habilidades para usá-la de forma assertiva. Diante disso, alguns especialistas em IA compartilharam seus pensamentos sobre como a tecnologia pode transformar negócios e quais são as etapas para iniciar um projeto de inteligência artificial.

Passo a passo

Pankaj Goyal, vice-presidente da HPE’s AI Group, sugere três passos para as companhias interessadas em aplicar IA no negócio:

Pergunte: onde você pode aplicar técnicas de inteligência artificial para obter melhorias reais? Compreenda os usos disponíveis e observe os lugares em que você pode executar técnicas de IA para obter benefícios reais como, por exemplo, economizar horas de funcionários, diminuir o tempo de resposta de atendimentos e diminuir despesas no reparo e substituição de material.

Experimente: você não pode aplicar inteligência artificial em larga escala sem antes experimentar. “É preciso pensar em qual é a infraestrutura de dados correta e que tipo de capital humano você precisa”, diz Goyal. Pensando nisso, algumas perguntas são necessárias: você tem o volume de dados necessário?, tem as pessoas certas?, sabe como configurar a infraestrutura básica? É preciso tempo para adotar IA.

Amplie: Depois de alcançar o sucesso inicial, você precisará ampliar. Essa expansão inclui observar aspectos como infraestrutura, dados e processos de negócios.

Geralmente, os programas de IA precisam de uma grande quantidade de dados para aprender a fazer uma única tarefa, como dirigir em uma estrada ou jogar xadrez. Com essa necessidade, bem como as demandas de energia e memória, a tecnologia exige um sistema extremamente eficiente e poderoso para funcionar.

No fim das contas, você não deve esperar até que a IA seja perfeita para adotá-la em sua empresa, deve considerar as deficiências e avançar. Isso porque, como qualquer outra tecnologia, trata-se deuma ferramenta que pode ajudar ou dificultar um negócio. A eficácia depende de suas necessidades, de como você a implementa, dos processos e de sua paciência.

*Curt Hopkins é repórter de tecnologia, segurança e negócios.

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